Quarta-feira, 21 de Abril de 2010
Síntese 2 - “Avaliação de Aplicações Educativas de Ciências da Natureza: Desenvolvimento e Implementação de uma Abordagem Hipermédia”









Síntese:


         Procurou-se desenvolver uma ferramenta hipermédia de apoio à avaliação de aplicação educativa de Ciências da Natureza. Procurou-se solucionar o problema da selecção e utilização de aplicações educativas. Esta ferramenta oferece potencialidades para o apoio à concepção e desenvolvimento deste tipo de aplicações.


         A investigação sobre a avaliação de aplicações educativas tem oferecido contributos relevantes de que se podem destacar as imensas propostas de grelhas e listas de avaliação, operacionalizadas em vários critérios de análise que reúnem aspectos desde as características técnicas, conteúdos, interfaces ou orientações metodológicas.


A partir da análise deste tipo de ferramentas, podemos encontrar alguns problemas como: os vários itens das grelhas de avaliação (não são adaptados as todas populações-alvo ou contextos de utilização, pois são itens gerais, logo não permitem uma abordagem situada); as qualidades técnicas não são analisadas perspectivando a sua relação com os conteúdos e estilos de formação (não promovendo as desejáveis e importantes articulações entre desenho de interfaces, usabilidade, aspectos didácticos e objectivos); e os vários itens estão dispersos em diversas categorias (sendo difícil encontrar as suas inter-relações e ponderar eventuais pontos fortes e fracos da aplicação).


         Cabe ao professor seleccionar as aplicações a utilizar em determinado contexto e com determinadas finalidades. A complexidade inerente à avaliação de aplicações para o ensino das Ciências da Natureza, torna importante dotar os professores de ferramentas e outros apoios que possam simplificar, ou pelo menos estruturar e organizar este processo.


         Deste modo, procura-se valorizar na “Hiper_Lista” nas seguintes perspectivas de avaliação: educacional (que se contrapõe à perspectiva da investigação educacional, e que tenta equacionar contextos reais de utilização dirigindo-se a professores e alunos de uma forma global e não apenas a uma comunidade cientifica restrita); sumativa das aplicações educativas (valoriza o apoio aos processos da sua selecção e real utilização em contextos educativos); integradora (que relacione de forma explícita as várias características das aplicações); e qualitativa de aplicações educativas (que enfatiza a reflexão sobre princípios de qualidade, equacionando os necessários “trade-offs” da sua aplicação).


         A rede de tarefas que a “Hiper_Lista” pretende disponibilizar para o utilizar, baseou-se nas perspectivas atrás equacionadas e foi desenvolvida tendo em vista a realização dos seguintes objectivos: integrar critérios de qualidade do ensino/aprendizagem nas ciências da natureza, critérios de qualidade das aplicações multimédia e critérios de tipificação dos contextos de utilização; facilitar avaliações micro e macro, disponibilizando a possibilidade de navegação entre diferentes níveis de agregação de critérios de avaliação e entre critérios inter-relacionados.


         As tarefas disponibilizadas na “Hiper_Lista” podem sistematizar-se pela consulta de critérios de qualidade dos diferentes elementos (a Imagem, o Som e as Imagens Animadas) e das diversas características (técnicas e didácticas – estratégias metáforas e objectivos) das aplicações multimédia. Os critérios de qualidade são apresentados na forma interrogativa, de modo a permitir a navegação entre critérios de avaliação com maior ou menor grau de especificidade e a navegação através de palavras-chave, que por sua vez, permite consultar, por associação de ideias, a aplicação de um princípio a diferentes elementos e características de uma aplicação multimédia.


         Outras tarefas disponibilizadas são: a capacidade de simbolizar um contexto de utilização, a consulta de ideias (permite sintetizar informações sobre aplicações educativas multimédia disponíveis comercialmente) e a consulta do glossário (onde estão as definições dos elementos, características das aplicações e princípios gerais de qualidade).


         A “Hiper_Lista” foi implementada em ToolBook II. A sua evolução passou por diversas fases: desenho da sua estrutura hipertexto (aqui foi definido os critérios de qualidade a integrar nessa estrutura e validação desses critérios, baseando na avaliação de várias aplicações educativas multimédia), elaboração de um primeiro protótipo (este protótipo privilegiou a inter-relação entre critérios de qualidade das aplicações e a possibilidade de pesquisa com diversos graus de especificidade), a avaliação informal do protótipo por peritos (esta avaliação produziu importantes sugestões em relação à interface, à introdução de novas componentes na estrutura base e à definição dos contextos de utilização da aplicação educativa a ser avaliada), a implementação de uma componente “oferta de ideias” (pretende-se sintetizar informação sobre aplicações educativas).


         Para analisar e avaliar esta fase, a “Hiper_Lista” foi apresentada a diferentes peritos e docentes.


         Também foi implementado na “Hiper_Lista” a facilidade de actualização, de modo que esteja sempre de acordo com os conteúdos ao longo dos tempos.


A sua utilização desenvolveu-se duas fases. Na primeira fase, a “Hiper_Lista” foi utilizada em contextos de investigação. Na segunda fase, ela tem sido utilizada na formação de professore, como ferramenta de apoio à selecção e utilização de aplicações educativas.


Na formação dos professores, a “Hiper_Lista” tem sido utilizada em contextos formais e informais, com professores de diferentes níveis de ensino. A sua adesão foi significativa, o mesmo se passou nas acções de formação de professores. Neste campo, a “Hiper_Lista” é, em primeiro lugar, utilizada com base numa estratégia proposta pelos formadores (as autoras têm proposto aos professores uma primeira exploração para familiarização com os critérios integrados na estrutura hipertexto da “Hiper_Lista”, seguida de uma exploração em profundidade tendo como base uma dada tarefa) e em segundo lugar, os professores recorrem frequentemente à consulta do Glossário da própria “Hiper_Lista” com o objectivo de se familiarizarem com a terminologia utilizada (a documentação fornecida tem consistido em textos relativos à terminologia e problemática da qualidade das aplicações educativas).


Quando os professores fazem a avaliação da “Hiper_Lista”, estes recorrem à impressão dos critérios de qualidade nela integrados (que é mais componente oferecido pelo software). Tem sido notória a complementaridade da utilização desses critérios na versão hipermédia e na versão impressa.


Para concluir, o desenvolvimento desta ferramenta de apoio à avaliação de aplicações educativas de Ciências da Natureza (“Hiper_Lista”) procurou ultrapassar algumas das limitações detectadas neste domínio. Perante o processo de desenvolvimento e avaliação realizados, considera-se possível afirmar que a “Hiper_Lista” é uma ferramenta que contribui para: promover a reflexão sobre a qualidade das aplicações educativas multimédia de ciências da natureza (evitando a oferta de soluções únicas e simplistas), apoiar processos de avaliação e selecção de aplicações educativas multimédia de ciências da natureza (tendo em conta a diversidade de contextos educativos), facilitar a utilização da informação multidisciplinar (relacionando-a com a avaliação de aplicações multimédia no contexto da educação em ciências), disponibilizar informação relevante (quer para os processos de selecção e utilização de aplicações, quer para os processos de concepção das mesmas) e, por fim, para a avaliação da “Hiper_Lista” (é fundamental conhecer as opiniões, as atitudes e as reacções de peritos e de outros futuros utilizadores para poder fazer um melhoramento no software). 


 










Referência:


Silva, M. J., Gomes, C. A. (s/d). Avaliação de Aplicações Educativas de Ciências da Natureza: Desenvolvimento e Implementação de uma Abordagem Hipermédia. Consultado em 8 de Março de 2010. http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt2003729182052paper-034.pdf







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